17/09/2013 20h25 Chuvas matam 55 no México e levam caos a Acapulco

terça-feira, 17 de setembro de 2013 |


Luis segura um peixe morto que encontrou no pátio de sua casa em San Cristobal Sola de Vega (Foto: Jorge Luis Plata/ Reuters)Luis segura um peixe morto que encontrou no pátio de sua casa em San Cristobal Sola de Vega 
O famoso balneário mexicano de Acapulco teve uma terça-feira (17) caótica, com racionamento de alimentos para milhares de turistas ilhados nos hotéis, e enxurradas invadindo casas e carros, como parte de uma sequência de chuvas que já matou 55 pessoas em todo o país.

Os três dias de temporais também interromperam várias estradas que dão acesso à cidade, que tem 750 mil habitantes e fica na costa do Pacífico. Outrora frequentada por astros de Hollywood, Acapulco é hoje mais lembrada por ter a mais elevada taxa de homicídios do
 México, por causa da violência associada ao narcotráfico.As TVs mostraram o aeroporto internacional de Acapulco com cerca de um metro de água. Cerca de 40 mil visitantes foram impedidos de embarcar.
O mau tempo é causado pela confluência de duas grandes tempestades, uma no Pacífico e outra no golfo do México. Desde o fim de semana, foram registradas mortes nos Estados de Veracruz, Guerrero, Puebla, Hidalgo, Michoacán e Oaxaca.
Soldado caminha pelo aeroporto de Acapulco atingido pelas chuvas (Foto: Pedro Pardo/AFP)Soldado caminha pelo aeroporto de Acapulco atingido pelas chuvas 
Um porco morto apareceu em meio a escombroa em uma praia em Acapulco. O México está em estado de emergência nesta terça-feira devido às chuvas torrenciais que atigem o país desde o fim de semana passada, deixando pelo menos 34 mortos. (Foto: Jacobo Garcia)Um porco morto apareceu em meio a escombros em uma praia em Acapulco

17/09/2013 20h19 Com show de CR7, Real Madrid goleia o Galatasaray pela Champions

|


O sonho do décimo título europeu ficou mais real. Com Cristiano Ronaldo inspirado, os merengues golearam o Galatasaray fora de casa por 6 a 1, na estreia na edição 2013/2014 da Liga dos Campeões. O craque português marcou três vezes e deu passe para um dos dois gols de Benzema. Isco abriu o placar, enquanto Bulut descontou para os turcos quando o placar já apontava 5 a 0.
A vitória deixa o Real Madrid na liderança do Grupo B da Champions, com três pontos, já que Copenhague e Juventus, as outras equipes da chave, empataram por 1 a 1 na Dinamarca. Nicolai Jorgensen marcou para os donos da casa, enquanto Quagliarella deixou tudo igual para a Velha Senhora.
Na próxima rodada, marcada para o dia 2 de outubro, o Real Madrid recebe o Copenhague, enquanto o Galatasaray visita o Juventus.
Cristiano Ronaldo bola do jogo contra o Galatasaray (Foto: Reuters)Cristiano Ronaldo leva a bola do jogo embaixo da camisa após o fim do jogo 
Felipe Melo leva perigo, mas Isco é quem marca

O arqueiro do Real, aliás, durou pouco tempo em campo. Aos 14 minutos, ele deixou o gramado sentindo dores nas costas, após um choque com Sergio Ramos. Diego López o substituiu e logo teve trabalho, ao defender uma finalização de Felipe Melo, após cobrança de falta de Riera, e depois salvar o Real em cabeçada do volante brasileiro.
Diante de sua torcida, o Galatasaray iniciou a partida tentando pressionar. Recuado para atuar como primeiro volante, Felipe Melo testou Casillas logo no segundo minuto, ao acertar um belo chute de fora da área, que obrigou o goleiro a se esticar todo e espalmar para fora.
Se Felipe Melo não conseguiu balançar as redes, Isco precisou de apenas uma oportunidade para abrir o placar. Até então, o Real saía esporadicamente para o ataque, esperando um erro do Gala. Num deles, o camisa 23 merengue brilhou. Após lançamento longo de Di Maria, o ex-jogador do Málaga dominou bonito, com a ponta da chuteira, passou facilmente por Chedjou e, livre dentro da área, chutou com categoria para fazer 1 a 0.
Pepe jogo Real Madrid contra Galatasaray (Foto: Reuters)Pepe marca Burak Yilmaz durante a partida 
Depois do gol sofrido, o Galatasaray piorou na partida. A movimentação dos homens de frente diminuiu e ficou mais difícil ameaçar Diego López. Para piorar, Drogba sofreu falta de Pepe no fim do primeiro tempo, deixou o campo sentindo dores no ombro esquerdo e foi substituído no intervalo por Amrabat.
Cristiano Ronaldo comanda goleada
O equilíbrio do primeiro tempo desapareceu na etapa final. Logo aos nove minutos, Felipe Melo errou numa cabeçada e deixou Benzema na cara do gol. O francês só precisou tocar na saída de Muslera para ampliar a vantagem merengue. Dez minutos depois, foi a vez de Cristiano Ronaldo marcar, aproveitando contra-ataque do Real e passe de cabeça de Isco.
Inspirado e com muito espaço para atacar, o craque português fez a festa. Aos 21, ele aproveitou rebote de Muslera após cabeçada de Sergio Ramos e só completou para o gol para começar a transformar a vitória em massacre. Não satisfeito, puxou contragolpe aos 36 e serviu Benzema no 5 a 0.
Cristiano Ronaldo, Isco e Benzema gol Real Madrid (Foto: Reuters)Clube dos artilheiros: Isco, CR7 e Benzema festejam um dos gols do Real
Entregue, o Galatasaray pouco ameaçava o gol do Real, apesar da boa atuação do jovem atacante Bruma, que entrou no segundo tempo. Como prêmio pelo esforço, Bulut diminuiu para os turcos após cruzamento da direita.
Mas o jogo era de Cristiano Ronaldo: aos 45, o craque fechou o placar em alto estilo. Recebeu pela esquerda, pedalou para cima de Chedjou, passou por Inan e Nounkeu e chutou forte para decretar a goleada e avisar: o sonho da décima taça da Champions só começou para os merengues.

17/09/2013 19h50 Motoboy é condenado por matar e estuprar Bianca Consoli

|


O motoboy Sandro Dota foi condenado nesta terça-feira (17) pela morte e pelo estupro da cunhada Bianca Consoli, em setembro de 2011. A decisão dos jurados foi unânime. Ele recebeu a pena de 31 anos de prisão pelos dois crimes.
O julgamento terminou no início da noite no Fórum Criminal da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo. Durante o júri, ele negou a violência sexual contra a jovem de 19 anos e a premeditação do crime.
A pena foi inicialmente fixada em 26 anos pelo homicídio, mas como o motoboy confessou durante o julgamento, a condenação acabou reduzida para 23 anos. Os outros oito anos de prisão foram pelo estupro. Quando a sentença foi anunciada, a família de Bianca gritou "assassino" em direção ao motoboy.
A defesa disse que recorreu da decisão por discordar com a condenação pelo estupro. “Fomos vencidos, mas não convencidos. Os jurados entenderam que houve estupro. O homicídio contaminou o estupro. Nós perdemos o júri, caímos de cabeça erguida. Nós já recorremos. A juíza já aceitou o recurso e vamos contra o estupro. A pena justa seria mais ou menos uns 19 anos”, disse o advogado Mauro Otávio Nacif.
A mãe de Bianca, Marta Maria Ribeiro Consoli, falou sobre a pena. “No Brasil, infelizmente, as leis são muito fracas, muito falhas. Então, eu acho que os 31 anos que a juíza ponderou sobre o que ele fez com a minha filha, as maldades que ele fez, o assassinato, ele não deu chance de  minha filha se defender, ele entrou na minha casa, ele calculou, como é uma pessoa fria e calculista, então acredito que é uma pena justa”, disse.
O promotor Nelson Pereira Júnior ficou satisfeito com o resultado. "O réu foi condenado pelos dois crimes. Foi uma batalha árdua da acusação. Nós conseguimos mostrar aos jurados que a prova autorizava a condenação de Sandro por homicídio e pelo estupro. Os cidadãos que sentaram ali perceberam que Sandro mentia, que ele articulava, que ele fazia manobras e felizmente a Justiça foi feita”, opinou.
Julgamento
O segundo dia do julgamento começou por volta das 10h40 desta terça-feira (17) com os debates entre a acusação e defesa. O promotor Nelson Pereira Júnior pediu a condenação do réu por estupro e homicídio qualificado, com as agravantes motivo fútil, meio cruel (vítima asfixiada) e emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima (que foi surpreendida em casa sozinha). A defesa alega que o homicídio foi privilegiado, quando o réu age sob forte emoção, e cuja pena é menor.
O promotor ainda acusou Dota de ter alterado a cena do crime. "Se esses ferimentos fossem feitos com a vítima vestida, a roupa teria furos. Ou seja, o réu mexeu no corpo da vítima", justificou ao mostrar ferimentos encontrados na região lombar e abdominal da vítima. "Isso é um indicativo de premeditação. Ele [Sandro] só não pensou que a perícia ia encontrar células dele debaixo das unhas dela."
Na segunda-feira (16), diante do júri, Sandro Dota assumiu ter assassinado a cunhada, mas voltou a negar o estrupro. Nesta terça, o motoboy se manteve cabisbaixo durante a explanação do promotor e chorou enquanto a acusação exibia as fotos do corpo de Bianca e falava sobre seus ferimentos aos jurados. "Ele [réu] mesmo admitiu que mentiu. Ele encenou para a família no velório, no enterro, para encenar aqui é muito fácil", disse o promotor.
Os advogados de defesa alegaram, durante os debates, que, na dúvida se houve o estupro, os jurados deveriam absolver Dota da acusação do crime sexual. Os defensores disseram "ser justo" que ele fosse condenado pelo homicídio, mas pediram aos jurados que não cometessem "um erro" em caso de condenação pelo estupro.
Depoimento
Segundo o Tribunal de Justiça, o interrogatório de Dota nesta segunda-feira começou com a exibição de um vídeo, a pedido do Ministério Público, em que o réu confessa o crime. Em seguida, ao ser interrogado pela juíza Fernanda Afonso de Almeida, Dota negou a autoria de estupro. "Eu não violentei a Bianca. Isso está fora de cogitação", disse o réu. "Nós acabamos brigando e ela morreu. Nada justifica o que fiz", afirmou.
De acordo com o TJ, ao ser interrogado por um de seus defensores, Dota afirmou que foi até a casa de Bianca para "tirar satisfação" com ela, por ela ter batido no enteado dele. "A Bianca sempre me humilhou e isso me fazia ter raiva dela", disse, em seguida. Ao ser perguntado pelo seu defensor sobre se ele gostaria de dizer algo aos jurados, Dota declarou: "Minha vida está nas mãos de vocês. Decidam com justiça". Ao final do interrogatório, o motoboy declarou-se arrependido por ter matado a cunhada. "Só quero pagar pelo que fiz", disse.
Sandro Dota é suspeito de matar cunhada (Foto: Paulo Piza / G1)Sandro Dota confessou ter matado cunhada, mas
nega estupro
Carta
Em 14 de agosto deste ano, o G1 mostrou com exclusividade uma carta escrita e assinada pelo preso, de dentro da prisão, na qual ele assumia o assassinato da estudante, mas negava o abuso sexual.
A defesa anexou o documento ao processo. Nas três folhas da carta, o réu se compromete também a assumir o assassinato da jovem de 19 anos e negar o estupro dela diante do juiz e dos sete jurados que irão julgá-lo. Ele responde por homicídio triplamente qualificado (por motivo fútil, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima) e estupro contra Bianca.

Para o advogado Cristiano Medina da Rocha, assistente da acusação, o fato de o acusado assumir o crime não deve diminuir sua pena. "Sandro Dota estuprou Bianca e a matou para esconder esse crime anterior. A defesa vai dizer que ele é semi-imputável, que não pode responder totalmente por seus atos", disse.
O crime
Bianca Consoli tinha 19 anos quando sua mãe, Marta Maria Ribeiro Consoli, a encontrou morta dentro de casa, na Zona Leste da capital paulista. A estudante estava com um saco na boca e tinha sinais de agressão pelo corpo. De acordo com a perícia, ela tentou se defender com as mãos, mas foi imobilizada, abusada sexualmente e asfixiada.

Dota, atualmente com 42 anos, está preso preventivamente desde 12 de dezembro de 2011 à espera do julgamento. Para o MP, o motoboy decidiu assassinar Bianca porque ela não quis fazer sexo com ele.

A Promotoria considera como motivo fútil o fato de o assassino ter matado a vítima porque ela se recusou a consentir e manter relações sexuais. Laudo técnico mostra que ela sofreu penetração anal. O meio cruel é caracterizado pela asfixia e o recurso que impossibilitou a defesa se fez presente no momento em que a vítima foi surpreendida pelo agressor quando estava sozinha na residência.

Com dois gols de Suárez, Uruguai derrota o Peru e respira aliviado - 07/09/2013 01h32 - Atualizado em 07/09/2013 02h01

sábado, 7 de setembro de 2013 |

Na quinta colocação na tabela das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014, o Uruguai respirou aliviado ao derrotar o Peru por 2 a 1, no Estádio Nacional, em Lima. Com o resultado, a Celeste chegou aos 19 pontos e abriu três da Venezuela, primeira equipe fora da zona de classificação ou repescagem para o Mundial no Brasil. Os gols do triunfo foram marcados por Luis Suárez, duas vezes. Farfán descontou para os donos da casa.
Com o resultado, o Peru permaneceu na sétima colocação, com 14 pontos. Na próxima rodada, os peruanos vão visitar a Venezuela, em Puerto la Cruz, e o Uruguai vai receber a Colômbia, no Estádio Centenário, em Montevidéu. O quinto lugar nas eliminatórias da América do Sul vai disputar a repescagem contra o vencedor do duelo entre Jordânia e Uzbequistão - representantes do continente asiático.
Peru 1 x 2 Uruguai, Eliminatórias, comemoração do Uruguai (Foto: Reuters)Jogadores da Celeste comemoram com Suárez um dos gols da vitória em Limai (Foto: Reuters)

Suárez marca de pênalti e coloca o Uruguai em vantagem
O Peru até começou melhor a partida. Teve duas chances claras de abrir o marcador, ambas com Claudio Pizarro. Na primeira, aos 11, Guerrero arrancou da intermediária e tocou para o atacante do Bayern de Munique na entrada da área. O jogador finalizou, e Muslera defendeu. Aos 34, Farfán cruzou, e o centroavante cabeceou para outra defesa do goleiro.
Peru 1 x 2 Uruguai, Eliminatórias, Advíncula e Forlán (Foto: Reuters)O peruano Advíncula, da Ponte, saiu substituído, e
Forlán, do Inter, machucado (Foto: Reuters)
Mesmo melhor na partida, o time local acabou castigado no fim da etapa inicial. Aos 40, Suárez fez ótima jogada dentro da área e acabou derrubado por um defensor peruano. Pênalti marcado pelo árbitro. Na cobrança, o atacante do Liverpool deslocou o goleiro Fernández e colocou o Uruguai em vantagem no Estádio Nacional.
Nervosos, os peruanos acabaram perdendo a cabeça. Após falta em Suárez, Yotun jogou a bola em cima do jogador uruguaio e tentou apressar o atendimento dentro do gramado. Irritados, os uruguaios iniciaram um princípio de confusão. O árbitro deu cartão amarelo para Godín e expulsou o lateral-esquerdo peruano, que pertence ao Vasco.
Celeste marca outro, e Farfán desconta com um golaço
No segundo tempo, o Uruguai passou a atuar nos contra-ataques. Cavani foi derrubado duas vezes dentro da área. Na primeira, nada aconteceu no encontrão com o goleiro Fernández e o jogador ainda levou o cartão amarelo. Porém, aos nove, o atacante do PSG foi empurrado por Advincula e, mais uma vez, o juiz nada marcou.
Peru x Uruguai, Eliminatórias, Cavani (Foto: Reuters)Rodríguez chega com tudo para desarmar Cavani (Foto: Reuters)
O Uruguai marcou o segundo gol aos 21. Stuani tenta jogada individual pelo lado direito e acaba travado por um defensor do Peru. A bola sobra para Suárez já dentro da área. O atacante solta a bomba, a bola bate no travessão e entra: 2 a 0.
Mesmo com o resultado adverso, a seleção do Peru seguiu batalhando em busca de um gol. E o time foi premiado aos 38. Farfán cobrou falta da entrada da área com perfeição e venceu Muslera. Mas já não dava mais tempo para buscar o empate e a virada no Estádio Nacional de Lima.

Travolta afirma querer transmitir mensagem pacifista em novo filme - 06/09/2013 16h29 - Atualizado em 06/09/2013 16h31

|


Robert De Niro e John Travolta em cena de 'Killing season' (Foto: Divulgação)Robert De Niro e John Travolta em cena de 'Killing season' (Foto: Divulgação)

"Com 'Killing season', espero poder transmitir uma mensagem contra a guerra. Faz muito tempo que tais filmes não são feitos", respondeu o astro, quando perguntado se ele havia reparado que o público jovem que vibrou com "Os embalos de sábado à noite" (1977) tende a procurar atualmente filmes em que os personagens lutam para sobreviver.
O ator americano John Travolta espera transmitir uma mensagem pacifista com "Killing season", seu novo filme, declarou nesta sexta-feira (6) em uma coletiva de imprensa no festival de cinema americano de Deauville, no noroeste da França.
"Fui adolescente nos anos 60 e 70. Eu assisti a uma onda de manifestações contra o conceito da guerra. É aí que está o meu coração", acrescentou ele que também é cantor, dançarino e produtor de cinema.
"Killing season" é um filme de ação de Mark Steven Johnson no qual dois veteranos da guerra da Bósnia, um americano (Robert De Niro), outro sérvio (John Travolta) caçam um ao outro. O personagem de Travolta é movido pelo sentimento de vingança.
John Travolta, 59 anos, contou que pesquisou muito para compor o seu personagem, que lhe valeu um prêmio no festival de cinema de Karlovy Vary, na República Tcheca, em junho.
"Meu objetivo era compreender esta guerra e como qualquer um pode se tornar criminoso de guerra", explicou. "Esta guerra foi menos uma questão religiosa ou política, que uma questão financeira controlada por países maiores", disse.
O ator também indicou que havia encontrado 25 soldados bósnios, sérvios e croatas para preparar o filme. Ele enfatizou que está "cada vez mais difícil" financiar esse tipo de filme, "com uma mensagem", quando questionado sobre o fato de o filme ser uma coprodução belga.
A um jornalista que disse que, para a sua geração, ele encarna o "rei do cool" e perguntou quem era a atriz mais "cool" de Hollywood, ele respondeu: "Cate Blanchett e Meryl Streep são as rainhas do cool para mim porque eu amo as pessoas que interpretam magnificamente".
O lendário ator se entregou, em seguida, com entusiasmo aos autógrafos e sessão de fotos.

Semana do Empreendedor em Arujá abre inscrições nesta segunda

terça-feira, 3 de setembro de 2013 |

Estão abertas a partir desta segunda-feira (2) as inscrições para a III Semana do Empreendedor de Arujá, que será realizada entre os dias 17 e 25 de setembro. Haverá palestras voltadas à qualificação de empreendedores, bem como antendimentos.
De acordo com a Prefeitura, a participação em todas as atividades é gratuita, mas o número de participantes é limitado. As inscrições podem ser feitas na Associação Comercial de Arujá .
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Santos, a Semana do Empreendedor é promovida para ajudar pessoas físicas que querem orientação para abrir uma empresa. "Também auxiliamos empreendedores que planejam conquistar mais espaço no mercado”, explica Santos.
Associação Comercial de Arujá
Rua Adhemar de Barros, 95 – Centro
Telefone: 4651-2266
Programação
Dia 17: Palestra – Liderança de Alto Impacto
Horário: 19h / Local: Auditório da Associação Comercial de Arujá
Dia 18: Palestra: Micro Empreendedor Individual – Saiba como se formalizar
Horário: 19h / Local: Auditório da Associação Comercial de Arujá
Dia 23: Workshop de Colorimetria (com certificado)
Horário: 9h às 17h/ Local: Salão de Beleza Studio 3
Dia 25: Palestra: Empreendedorismo, uma oportunidade
Horário: 19h / Local: CRAS - Centro de Referênciade Assistência Social – Barreto (Av. Armando Colangelo, 1584 – Barreto)

03/09/2013 08h57 - Atualizado em 03/09/2013 08h57 Fiat quer regras trabalhistas mais claras para continuar na Itália

|

A Fiat avançou para encerrar uma longa disputa com a maior central sindical da Itália e cobrou regras trabalhistas mais claras para continuar a produzir veículos no país. A montadora travava disputa com a central sindical Cgil desde 2010, quando anunciou investimentos em algumas fábricas na Itália em troca por concessões de sindicatos sobre condições de trabalho mais flexíveis.
O braço metalúrgico da Cgil, Fiom, não apoiou o novo contrato e a Fiat impediu a entidade de atuar em algumas de suas fábricas. A Fiom conseguiu recorrer à Justiça italiana contra a decisão da Fiat, o que levou o tribunal constitucional do país a decidir em julho que a montadora permita o acesso do sindicato ao chão de suas fábricas.
Em comunicado, a Fiat afirmou que a Fiom poderá retornar às fábricas da montadora em cumprimento à decisão da Justiça.

03/09/2013 08h40 - Atualizado em 03/09/2013 09h00 Produção de petróleo cai 4,6% em julho, mostra Petrobras

|

A Petrobras produziu 1,888 milhão de barris de petróleo por dia (bpd) em julho, queda de 4,6% ante junho, informou a empresa no fim da noite de segunda-feira (3), ao mesmo tempo que planeja elevar a produção no segundo semestre com a entrada em operação de diversas plataformas marítimas.
Em junho a produção, que inclui óleo e líquido de gás natural (LGN), havia sido de 1,979 milhão de bpd.
"A redução no mês foi consequência de paradas programadas de plataformas na Bacia de Campos", disse a empresa, em comunicado.
As unidades afetadas foram a P-40, localizada no campo de Marlim Sul, a P-20, em Marlim, a PPM-1, em Pampo e o FPSO-RJ em Espadarte.
A produção do pré-sal também foi impactada, com a conclusão do Teste de Longa Duração (TLD) no campo de Sapinhoá Norte, na Bacia de Santos, operado pela unidade itinerante de produção FPSO Cidade de São Vicente.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou na segunda-feira que a Petrobras produziu 1,79 milhão de barris de petróleo por dia no Brasil em julho, uma queda de 4,8 por cento ante o mês anterior.
Novas unidades
A plataforma P-63, primeira unidade de produção do projeto Papa Terra, na Bacia de Campos, concluiu as obras de adaptação a um novo layout submarino dentro prazo, informou a Petrobras.
A unidade já está na locação definitiva e seu primeiro óleo produzido deverá ocorrer no dia 23 de outubro.
A Petrobras avança também no processo de instalação da bóia de sustentação de risers (BSR) dos poços de Sapinhoá, para o FPSO Cidade de São Paulo. "Em sequência, serão iniciadas as operações de instalação do BSR do campo de Lula Nordeste para o FPSO Cidade de Paraty", informou.
A avaliação da empresa é que essas operações vão contribuir "para o crescimento próximo e sustentável da produção da Petrobras", junto com a entrada em funcionamento das plataformas P55, P58 e P61 ao longo do segundo semestre.

03/09/2013 09h02 - Atualizado em 03/09/2013 09h17 Produção industrial brasileira volta a cair em julho, mostra IBGE

|

A produção da indústria brasileira voltou a cair em julho, registrando recuo de 2% - quase eliminando a alta de 2,1% (dado revisado) verificada em junho, segundo dados divulgados nesta terça-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com julho de 2012, o setor cresceu 2,0%. No índice acumulado de janeiro a julho, a indústria também subiu 2% - em 12 meses, o avanço foi de 0,6%.
De acordo com o IBGE, a queda foi vista em 15 dos 27 ramos analisados. Entre os setores, as principais influências negativas partiram de veículos automotores (-5,4%) e farmacêutico (-10,7%) - ambos eliminando os avanços do mês anterior.
Também mostraram resultados negativos as indústrias de borracha e plástico (-4,5%), celulose, papel e produtos de papel (-3,6%), alimentos (-1,4%), máquinas para escritório e equipamentos de informática (-9,4%), máquinas e equipamentos (-1,6%), outros equipamentos de transporte (-3,3%), metalurgia básica (-1,8%) e outros produtos químicos (-1,5%).
Na contramão, entre as 11 atividades que ampliaram a produção, os destaques ficaram com refino de petróleo e produção de álcool (3,3%), bebidas (2,3%), material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (3,5%) e produtos de metal (2,0%).